FANDOM

O IWGP Junior Heavyweight Championship é o campeonato junior de pesos-pesados individual na promoção New Japan Pro Wrestling (NJPW). "IWGP" é o acrônimo do corpo de governo do NJPW, o International Wrestling Grand Prix.

A NJPW atualmente detém dois campeonatos júnior de pesos pesados: além do IWGP Junior Heavyweight Championship também o IWGP Junior Heavyweight Tag Team Championship. O limite de peso para os Tag Team Titles é de 100 kg (220 lb); Supõe-se que este título tenha o mesmo limite de peso.

História

A partir de 05 de agosto de 1996, até 5 de novembro de 1997, o título era parte da J-Crown, ou J-Crown Octuple Unified Championship. O J-Crown foi um conjunto de oito títulos diferentes de várias promoções diferentes. Ele foi criado em 5 de agosto de 1996, quando The Great Sasuke ganhou um torneio de oito homens. O IWGP Junior Heavyweight Championship, British Commonwealth Junior Heavyweight Championship, o NWA World Junior Heavyweight Championship, o NWA World Welterweight Championship, o UWA World Junior Light Heavyweight Championship, o WAR International Junior Heavyweight Championship, o WWA World Junior Light Heavyweight Championship, e o WWF Light Heavyweight Championship foram os oito títulos que estavam envolvidos. Em 5 de novembro de 1997, o então campeão Shinjiro Otani desocupou todos os títulos do J-Crown, mas o IWGP Junior Heavyweight Championship após a World Wrestling Federation (WWF) retomar o controle do seu Light Heavyweight Title, efetivamente terminou a J-Crown.

Reinados

No geral, houveram 83 reinados compartilhados entre 38 lutadores. As mudanças de título acontecem principalmente em eventos promovidos pela NJPW, já que ele só mudou de mãos duas vezes em eventos não-NJPW. Reignados 36 e 37 ocorreram na World Championship Wrestling no WCW Monday Nitro, quando Juventud Guerrera derrotou Jushin Liger em 29 de Novembro de 1999 e em 6 de dezembro de 1999 quando Liger recuperou-o de volta ao derrotar Guerrera e Psicosis. O campeão inaugural foi Shiro Koshinaka, que derrotou The Cobra em 6 de fevereiro de 1986, na final de um torneio. Liger detém o recorde de mais reinados, com 11. Aos 628 dias, o sexto reinado de Liger é o mais longo da história do título. Liger, com um total de 11 reinados, detém o recorde de maior número de dias como campeão em 2.245. Os únicos reinados de Guerrera detêm o recorde de menor reinado em uma semana. Com 11 defesas bem sucedidas, o reinado de Minoru Tanaka teve o maior número de pontos durante um único reinado. Ao longo de seus 11 reinados, Liger defendeu com sucesso o título 31 vezes, o numero maior de todos os campeões. Com zero, o segundo reinado de El Samurai, o segundo reinado de Hiroshi Hase, quarto e sexto reinos de Tiger Mask, quarto reinado de Liger, o único reinado de Guerrera, o único reinado de Low Ki, o terceiro reinado de Kushida e o primeiro e quarto reinado de Bushi, os primeiros de Will Ospreay e Marty Scurll estão todos empatados com nenhuma defesa bem sucedida.

Hiromu Takahashi sofreu uma lesão no pescoço durante sua partida com Dragon Lee no G1 Special in San Francisco, e a lesão forçou a NJPW a desocupar o título. Kushida derrotou Marty Scurll no King of Pro-Wrestling 2018 para se tornar o novo campeão.